21 agosto 2014

Prefeitura e sindicato fazem gesto pelo entendimento e greve de fome é encerrada

Após nova rodada de negociação entre a Prefeitura de São Luís e o comando de greve, intermediada pelo Ministério Público, o Sindicato dos Professores da rede municipal (SindEducação) decidiu em assembleia geral encerrar a greve de fome, na noite desta quarta-feira, 20.

A decisão ocorreu depois de mais um gesto feito pelo governo municipal visando o entendimento com representantes da categoria. Pela proposta apresentada, a Prefeitura suspendeu o lançamento das faltas, que ensejariam descontos nos vencimentos dos professores participantes do movimento.

O Sindeducação, por sua vez, trabalhou junto aos grevistas o fim da greve de fome, aprovada em assembleia.

As negociações avançam com a Prefeitura trabalhando para viabilizar a reforma de 54 unidades de ensino, para dar melhores condições de trabalho para os docentes e de aprendizado para os estudantes. O processo está em fase de licitação para escolha da empresa que fará o serviço. O objetivo é iniciar as obras tão logo a empresa vencedora seja definida.

Também foram apresentadas entre as propostas a celeridade no processo de aposentadoria de professores, cujos critérios foram obedecidos; elaboração de edital de concurso público para a contratação de novos professores; eleição direta para diretores de escolas e implantação de direitos a partir de 2015.

Em 2013, a categoria de professores recebeu reajuste de 9,5%, um dos maiores entre as capitais brasileiras. Também foram garantidas progressões horizontais e verticais que estavam paradas, há vários anos.

Jorge Vieira

0 comentários:

Postar um comentário