01 março 2024

Secretária de Educação Ana Almeida foi comunicada do inicio da Greve a partir de segunda-feira



Secretária de Educação do Município de Araioses Professora Ana Almeida é comunicada  que a greve dos professores será iniciada de 04 de março, também foi protocolado o mesmo ofício para prefeita e Ministério Público. Paralização essa em decorrência do não cumprimento do Plano de Cargo e Carreira  do Magistério. Segundo o Vice Presidente do sindicato, a prefeita vem descumprindo o PCCV do Magistério, principalmente as alterações feita em 2022, através da   Lei Municipal Nº673/2022. Informa que  a prefeita não pagou o que era devidos aos professores da careira reajuste de 14,95%  em 2023, deixando congelada todos gratificações e o reajuste do professor  Nível II e IV.

Destaca ainda   que a lei foi fruto de um acordo selado no  Ministério Publico entre a  prefeita Luciana Trinta e o Sindicato do Servidores Públicos, mas que a prefeita não cumpriu em 2023, e não pagou o reajuste em janeiro de 2024, razões pelas quais a categoria deliberou pela greve.

De acordo com a assessoria jurídica do SINDSEPMA, a legislação é bem clara quanto ao direito de greve e os servidores podem exercer este direito que inclusive está previsto na constituição federal e na legislação municipal Lei 06/2008 ( Estatuto do Servidor).

 O vice-presidente Douglas,   ressaltou ainda que  os professores tem que dá o exemplo aos seus alunos, lutando por seus direitos , isto é exercendo a sua cidadania.

Já o Vereador Professor Arnaldo ex-presidente do sindicato  que sempre esteve apoiando o movimento dos servidores,  defende que a negociação é necessária e que a prefeita erra quando tenta isolar o sindicato das negociações da categoria pela entidade que a representa. Destacou que  durante  sua gestão no sindicato mesmo com dificuldade os secretários de educação dos governos,   sempre estiveram aberto ao diálogo com o sindicalista, inclusive na construção do calendário escolar.




0 comentários: