06 fevereiro 2023

Professores protestam em Araioses e cobram reajuste salarial aprovado pelo Governo Federal

ARAIOSES

Professores protestam em Araioses e cobram reajuste salarial aprovado pelo Governo Federal


Publicado

 

em

 

 

Trabalhadores da Educação do município de Araioses, no Maranhão, estão unindo forças para lutar em defesa da garantia do reajuste do piso nacional da categoria, aprovado este ano pelo Governo Federal

O reajuste salarial dos educadores foi oficializado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 17 de janeiro. Hoje, passados quase 30 dias, os profissionais da educação de Araioses seguem sem o reajuste. Enquanto outros municípios, como Água Doce do Maranhão, já efetuaram o pagamento do novo piso, em Araioses os profissionais ainda lutam por esse direito.

Diante da situação, professores do município foram às ruas nesta segunda-feira (06) para uma manifestação. O ato foi organizando através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araioses (SINDSEPMA).

Além de percorrerem algumas ruas da cidade, os professores protestaram em frente à Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal. Os educadores cobram o reajuste de 14,9%, que eleva o valor mínimo dos vencimentos de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

Deusa, que é uma das participantes do ato, professora há 20 anos, trabalhando atualmente na Ilha, destacou: “O que a gente quer é o reajuste, se é um direito nosso a gente tem que lutar por ele”.

Um dos representantes do sindicato, que é presidido por Elisa Raimunda Machado, disse que é aguardado um posicionamento da gestão municipal. “Nós enquanto entidade vamos em busca desse direito, que é garantido por lei, pois é sabido que o Governo Federal reajustou o piso em 14,95%. Mas até o presente momento a prefeitura não se manifestou, nos enviou um ofício vago, sem resposta, nem garantia de pagamento. Mediante a isso, resolvemos fazer um ato público na Secretaria de Educação e Prefeitura. Esse é o primeiro passo, se não tivermos respostas, vamos entrar com o indicativo de greve até que os nosso direitos sejam respeitados”.

Nesta segunda (06), o SINDSEPMA também divulgou uma nota de Posicionamento e Esclarecimento sobre o Piso Salarial dos Professores

O portal Cidades Na Net tentou contato com o Governo Municipal para um esclarecimento sobre o caso, mas até a publicação dessa matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Fonte: https://cidadesnanet.com/news/geral/professores-protestam-em-araioses-e-cobram-reajuste-salarial-aprovado-pelo-governo-federal/

0 comentários:

Postar um comentário