07 julho 2014

O perfil dos dois principais candidatos ao governo do MA

flavioedinho
















Inicia-se hoje, oficialmente, a campanha eleitoral que definirá o próximo governador do Maranhão, que comandará o destino do estado a partir de 1 de janeiro de 2015.

Os dois principais candidatos ao Palácio dos Leões – tendo como referência as últimas pesquisas – são o ex-juiz federal, ex-deputado e ex-presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB) e o suplente de senador e empresário, Lobão Filho (PMDB).

Apoiado pelo grupo Sarney, Lobão Filho representa a continuidade do atual modelo de governar implantado no Estado. Filho do ministro Edison Lobão, Edinho, como é mais conhecido, defende a permanência das mesmas práticas, mesmos métodos e atitudes da oligarquia e propõe, conforme declarações dadas até o momento, que o estado continue, segundo ele, no rumo certo.

Ao contrário do que afirma o peemedebista, os indicadores sociais mostram uma realidade totalmente diferente. O estado dominado pela família Sarney há mais de quatro décadas ocupa as últimas colocações no ranking de desenvolvimento. O Maranhão, infelizmente, ainda aparece como um dos estados mais pobres do país.

Da população de 6,5 milhões de habitantes, 1,7 milhão de maranhenses está abaixo da linha de miséria (ganham até R$ 70 por mês). O Maranhão tem 64% da população passando fome e, ainda, as três piores cidades em renda per capita – das 100 cidades com pior IDH, 20 são do Maranhão.

Integrante do grupo político responsável por esse legado, Edinho Lobão, apoiado pela atual governadora, Roseana Sarney, vai para a campanha representando a continuação do arquétipo que levou o estado à decadência. A principal proposta lançada por ele, até agora, foi a implosão do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Na outra ponta, figura o candidato da oposição, Flávio Dino,líder das pesquisas de intenção de votos. O comunista defende mudanças e propõe uma nova forma de governar. Entre as propostas, o Água para Todos, disponibilizando banheiro e acesso à água para todas as casas maranhenses; apoio ao pequeno agricultor através do Programa de comercialização, regularização fundiária e assistência técnica e o ‘Maranhão Produtivo’ e o ‘Mais crédito’, que consiste em menos impostos para as micro e pequenas empresas (prioridade aos produtos locais nas compras do governo).

Diante do exposto, cabe ao eleitor analisar os perfis destes e outros candidatos e optar por aquele que ofereça melhores alternativas a fim de que possamos trilhar um caminho de avanço e progresso.

John Cutrim

0 comentários:

Postar um comentário