01 julho 2014

SINDSEPMA cobra da Prefeitura Municipal de Araioses a responsabilização pela emissão dos contracheques dos servidores

Diante as inúmeras reclamações que chegam diariamente no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araioses – SINDSEPMA, professor Arnaldo Machado, presidente da entidade protocolou oficio à Secretaria de Administração, setor de emissão de contracheque, pedindo explicações sobre a suspensão da emissão do documento.

Vejamos o que diz a lei na consolidação das Leis Trabalhistas - CLT:

E ainda a Sumula 93 que ratifica o texto da legislação trabalhista:

Por tanto é um direito do servidor o recebimento do comprovante de seu pagamento e uma obrigação do empregador como esclarece o artigo supracitado.

Segundo professor Arnaldo, mesmo com a disponibilização para consulta e impressão no site da prefeitura, não se desobriga a emissão por parte do município. O presidente cobra ainda a responsabilização sobre documento, já que muitos servidores chegam à entidade afirmando que procuraram a prefeitura e estes são orientados a procurar o atendimento do sindicato. A entidade esclarece que não se omitirá em ajudar o servidor na impressão do comprovante,quando o site da prefeitura disponibilizar a ferramenta,embora a obrigação seja do município, instituição empregadora. A questão é que a pagina de emissão vive fora do ar e a prefeitura não se preocupa em resolver o problema.

O sindicato lembra que negar o contracheque ao funcionário já foi motivo de inúmeras causas na justiça pelo Brasil. E no histórico os servidores têm ganhado boas indenizações por danos. 


ASCOM – SINDSEPMA

0 comentários:

Postar um comentário