25 novembro 2016

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA NEGRA


             CONSCIÊNCIA NEGRA


O SINDSEPMA ( Sindicato dos Funcionários Público Municipal de Araioses ) sobre a Presidência do Professor Arnaldo Machado, mais uma vez foi palco de um grande evento. 
Organizado pela U. I. Humberto de Campos, foi comemorado o dia da consciência negra.
Sobre o comando da Diretora Dede Campos, o evento teve participação de professores e alunos onde tem como objetivo conscientizar através do aprendizado os alunos e a comunidade de Araioses sobre o preconceito racial... onde pode se dizer com palavra de ordem;  "Não ao Preconceito", pois acredita-se que o ser humano pode viver lado a lado construindo uma sociedade igualitária ( relatou a Professora Dede Campos em seu discurso).
   A programação  teve como Diretora de evento a Professora Socorro Braga, a mesma  se encontra na foto ao lado da intérprete  de Libras Professora Amanda, pois a unidade Escolar conta com esses profissionais que estiveram acompanhando todo o evento e traduzindo aos alunos com dificuldade  auditiva.


                                       
 O Evento teve  como Mestre de Cerimônia o Professor Edimar Junior, que fez a apresentação do cerimonial.
Ao seu lado Professor Paulo intérprete  de Libras que também faz parte do corpo docente da Unidade.
Parabéns Humberto de campos, isso é inclusão social. 
É essa a educação que queremos para nossos município. 

 Esta foto, mostra parte dos professores e alunos envolvidos no projeto.



A criatividade não faltou na forma de despertar para chamar à atenção para a conscientização, houve peça de teatro com a temática de valores investido onde se falava da discriminação racial   do preto com relação ao branco, para que o branco sentisse na pele o que é   ver  o mundo debaixo para cima com olhar de ser rejeitado por uma sociedade descriminadora. 





Os temas abordados foram fortes e chamaram bastante atenção, onde mostrou o branco sendo descriminado pedindo esmola e sendo preso pela policia simplesmente por serem brancos.

Na verdade os artistas da trama, quiseram mostrar que no dia a dia acontece na realidade com o negro, pois muitos quando olham já os rotulam das mais pejorativas descriminalização.



 Nesta foto, vimos uma aluna vestida de branco e preto; simbolizando que as duas raças podem viver em uma sociedade igualitária sem distinção e desprovida de preconceito. 


 Professora Rosário Aguiar Juntamente com  o aluno Vitor, mostrou em um painel a imagem de uma Africa que poucos conhecem; Uma Africa de riquezas culturais de uma religiosidade unica, de fé inabalável que ao serem obrigados pelos senhores de engenho passaram a cultuar as imagens do catolicismo mais sem abandonar sua fé e deixar de acreditar em seus deuses, nascendo assim, o sincretismo brasileiro.

















































 Valorizando mais ainda a beleza negra, houve desfiles onde os jurados eram os próprios alunos, que decidiram em votos bastante disputados até o ultimo momento,  quem seria o garoto e garota beleza negra 2016. Nessa disputa bastante acirrada houve dois campeões feminino e dois masculino dividindo assim o prêmio, ficando assim, a platéia feliz com o resultado... pois quem ganhou com isso foi a beleza negra onde todos poderão olhar com outra visão a importância do ser humano independentemente de sua cor, raça, credo ou posição social.

O desfile teve a participação dos alunos, que mesmos tendo dois campeões na categoria masculina e feminina foi escolhido pela plateia que só um homem e uma  mulher nas suas devidas categorias levaria a faixa  ( os que levaram a faixa estão pousando nas foto ao lado da Professora Lucia e da Professora Rosângela). 








 Sobre o comando do Mestre Lacraia esteve presente também no evento o grupo de capoeira. 
A capoeira, que é um dos símbolos marcante da luta dos negros contra seus senhores, a mesma é uma luta disfarçada de dança que os negros se preparavam para lutar para se verem livre de tanto sofrimento. 
A luta em sua época cada membro mudavam de nome, pois temiam represarias pelos senhores de engenho... essa tradição de mudança de nome permanece ate hoje em homenagem aos ancestrais da época  e para valorizar e manter viva a cultura.
a capoeira hoje é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
  







     
 A plateia foi a delírios com a imitação coreografada das alunas imitando a colombiana Shakiraonde o tema da Musica fala sobre a Africa. 






 Para fechar com chave de ouro, tivemos a participação da Banda Rabisco Reversos.  

ASCOM








































0 comentários:

Postar um comentário