Homenagem do SINDSEPMA
"Existe uma história do povo negro sem o Brasil. Mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro. (Januário Garcia)
20 de novembro — Dia da Consciência Negra
Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.
Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita
pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.
A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.
Os quilombos não deixaram de existir quando Palmares foi destruído sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Vários outros quilombos foram formados nos duzentos anos após o fim de Palmares.
Mesmo nos anos finais da escravidão a ocorrência de fugas em massa de escravos das fazendas, a ocupação de terras e a realização de rebeliões foram muito importantes para que a Lei Áurea fosse assinada.
O fim da abolição não representou também o fim dos
problemas sociais para os escravos libertados. O racismo e a resistência à inclusão dos negros na sociedade brasileira após a abolição foram também um motivo para se escolher o 20 de novembro como data para se lembrar dessa situação.
A situação que os negros encontraram no Brasil foi de repressão,
opressão e trabalho escravo, ambiente próprio para desenvolver no povo um ar de inferioridade, na cultura, na religião, na vida em geral, daí o porquê de hoje se ver a luta por resgatar os valores negros, visto que a cultura negra tem muito a nos oferecer, anos negros e ao mundo civilizado, isto é aqueles que sabem respeitar as diferenças em todos os âmbitos ainda que não comunguem desta .
A população é consciente, de que o nosso processo de escravidão foi muito prejudicial aos negros. Deve-se, portanto buscar valorizar todo o sistema de tentativa de devolução de direitos que muito tempo foi escamoteado e ainda hoje se tenta maquiar, porem deve-se saber que nós não devemos em nenhum momento agir com discriminação em relação a outros grupos étnicos ou de qualquer natureza.
Desta forma a luta por direitos iguais é de todos se é direito é para todos, no entanto alguns são mais carentes que outros. Para isso é de fundamental importância que se faça certas campanhas de conscientização e ate mesmo leis para que todos sejam respeitados.
E que haja eficácia no desenvolvimento do conhecimento das culturas discriminadas e por vezes inferiorizadas. Brasil um pais das diferenças que pode se tornar mais unido ,quando todos descobrirem que o valor da pessoa humana esta , no bem que ele pratica, ou melhor, esta no coração daqueles que amam a vida e amando a vida sabe viver.
0 comentários:
Postar um comentário